Autismo

  • Página Inicial
  • Autismo
  • Curso de Capacitação em Desenvolvimento de Condutas e Habilidades

Curso de Autismo em Curso de Capacitação em Desenvolvimento de Condutas e Habilidades

O curso de capacitação Desenvolvimento de Condutas e Habilidades tem como foco o estudo dos processos de aquisição e aprimoramento de competências em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação oferece uma análise das particularidades presentes nas áreas de comunicação, interação social, comportamento adaptativo, cognição e autorregulação, proporcionando uma compreensão ampla das necessidades e potencialidades do espectro.

Ao longo do curso, serão discutidas estratégias educativas e terapêuticas voltadas à promoção da autonomia, do desenvolvimento socioemocional e da aprendizagem, com ênfase em métodos e práticas que favorecem o ensino de habilidades sociais, acadêmicas, motoras e de vida diária.

A capacitação também propõe uma reflexão sobre o papel da família, da escola e da equipe interdisciplinar na construção de condutas funcionais e inclusivas, reforçando a importância da atuação conjunta para favorecer a qualidade de vida e a inclusão plena da pessoa autista em diferentes contextos.

PÚBLICO-ALVO:
Multidisciplinar
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos do Desenvolvimento no TEA (6h)

* Principais características do desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista.

* Condutas típicas e atípicas: como se manifestam.

* Marcos de desenvolvimento infantil e suas variações no TEA.

* Importância da observação clínica e pedagógica.

Módulo 2 – Comunicação e Interação Social (6h)

* Condutas relacionadas à linguagem verbal e não verbal.

* Dificuldades na interação social e no estabelecimento de vínculos.

* Estratégias para promover comunicação funcional.

* Introdução à Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA).

Módulo 3 – Habilidades Cognitivas e Comportamentais (6h)

* Desenvolvimento de habilidades cognitivas no espectro.

* Flexibilidade cognitiva, funções executivas e atenção.

* Condutas repetitivas e estereotipias: compreensão e manejo.

* Estratégias para estimular aprendizagens acadêmicas e funcionais.

Módulo 4 – Habilidades de Vida Diária e Autonomia (6h)

* Desenvolvimento da autorregulação e da independência.

* Rotinas e habilidades de autocuidado.

* Recursos pedagógicos e terapêuticos para favorecer autonomia.

* Adaptações no ambiente escolar e familiar.

Módulo 5 – Estratégias de Intervenção e Rede de Apoio (6h)

* Abordagens psicoeducacionais e práticas baseadas em evidências.

* O papel da família no desenvolvimento de habilidades e condutas.

* Trabalho interdisciplinar: educação, saúde e assistência social.

* Inclusão escolar e social como espaço de desenvolvimento.

Matrícula