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Curso de Autismo em Curso de Capacitação em Práticas de Intervenção Multidisciplinar no TEA

O Curso de Capacitação em Práticas de Intervenção Multidisciplinar no TEA foi desenvolvido para qualificar profissionais de saúde que atuam na promoção do desenvolvimento integral de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A formação tem como foco estratégias de intervenção baseadas em evidências que considerem não apenas os aspectos clínicos, mas também as dimensões educacionais, sensoriais, comunicacionais e sociais do indivíduo.

Ao longo do curso, os participantes serão conduzidos a compreender a importância do trabalho integrado entre diferentes áreas profissionais na elaboração e execução de planos terapêuticos personalizados. Serão apresentados modelos de intervenção amplamente utilizados, como ABA, Denver, TEACCH, integração sensorial e práticas de comunicação alternativa, além de debates sobre seus fundamentos, aplicabilidade e limitações.

A proposta formativa envolve o desenvolvimento de competências práticas para atuação colaborativa com a família, escola e rede de cuidados, respeitando a singularidade de cada pessoa com TEA, seu histórico de desenvolvimento e seu contexto sociocultural. Busca-se promover uma atuação humanizada, inclusiva e centrada na funcionalidade e qualidade de vida.

PÚBLICO-ALVO:
Multidisciplinar
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos do Trabalho Multidisciplinar no TEA (6h)

  • Princípios da intervenção interdisciplinar e colaborativa.
  • O papel de cada profissional da saúde e da educação.
  • Avaliação funcional e definição de objetivos terapêuticos.
  • Comunicação entre equipe, família e escola.

Módulo 2 – Intervenções Comportamentais e Educacionais (6h)

  • ABA: conceitos, técnicas e análise da aplicabilidade.
  • Método Denver e aprendizagem naturalística.
  • TEACCH e organização ambiental.
  • Exercícios práticos de manejo comportamental.

Módulo 3 – Comunicação, Linguagem e Interação Social (6h)

  • Intervenção fonoaudiológica no TEA: desafios e estratégias.
  • Comunicação alternativa e aumentativa (CAA).
  • Desenvolvimento de habilidades sociais.
  • Jogos e recursos para promoção da interação.

Módulo 4 – Aspectos Sensoriais e Funcionalidade (6h)

  • Integração sensorial: hipóteses e abordagens terapêuticas.
  • Habilidades motoras e autonomia nas atividades de vida diária.
  • Adaptações ambientais e tecnológicas para inclusão.
  • Intervenções para autorregulação e redução de estresse.

Módulo 5 – Planejamento Terapêutico, Avaliação e Inclusão (6h)

  • Estratégias de monitoramento e reavaliação contínua.
  • Plano Terapêutico Singular (PTS): construção e aplicação.
  • Inclusão escolar e social: direitos e acessibilidade.
  • Estudos de caso e prática baseada em evidências.
Matrícula